10 de fevereiro de 2024

Cafezinho

     Durante mais de duas décadas estudando e pensando o Direito, tive, e ainda tenho, o prazeroso e revigorante contato com muitos acadêmicos, estagiários, pós-graduandos, jovens recém-formados e estudiosos das letras jurídicas, ansiosos por um lugar no mercado de trabalho e ávidos em demonstrar seus conhecimentos jurídicos para o mundo, mais ainda, para mudar o mundo.

     Percebi que muitos enfrentam dificuldades na compreensão sistemática do Direito, o que dificulta a realização da transposição tranquila da teoria acumulada nos anos de estudo nos bancos da faculdade à prática rotineira nos tribunais.

     Por algumas vezes, sentei-me com alguns desses eternos estudantes e conversamos sobre a necessidade de compreensão dessa operação de transposição da norma ao fato, atividade rotineira do aplicador do Direito. Nesses momentos, filosofamos social e juridicamente. Concluímos sobre a importância do entendimento do mundo ao nosso redor, a célere evolução pela qual vêm passando a sociedade e o Direito e a necessidade de aplicar ao caso concreto a melhor norma diante dos diversos fatores externos.

     Essa oportunidade de estudar junto e construir o entendimento sobre a melhor maneira de aplicar a norma jurídica diante do caso concreto a partir da truncada teoria que nos é apresentada na academia, e que a todo momento é interpretada e reinterpretada pelos tribunais, é fascinante e muito proveitosa!

     Tentar adubar o conhecimento em formação com a prática e vivência acumuladas nesses mais de vinte anos, a partir de muito estudo e da observação histórica da evolução do Direito, de modo a contribuir para que brote nos jovens juristas a vontade de buscar a melhor técnica para atingir a aplicação da lei, sempre trouxe bons frutos.

     Mas isso tudo ficava restrito a quatro paredes!

     A partir dessa percepção, comecei a pensar em uma forma de ampliar essas discussões de modo que elas possam ter a participação de outras pessoas, sempre com o objetivo de aperfeiçoar a aplicação do Direito.

   Nesse contexto, surgiu o ponto.doDIREITO.

     Aqui vocês encontrarão artigos jurídicos, aulas, cursos e informações sobre temas basilares do Direito e, também, sobre atualidades. A intenção é trazer vocês à discussão jurídica.

     Portanto, ao trabalho e bons estudos!

                                                                                                             Adenise Auxiliadora Souza Sad

Adenise Souza Sad

     Adenise Auxiliadora Souza Sad

é bacharel em Direito e em Letras, Oficial do Ministério Público no Estado de Minas Gerais desde 1999, professora e apaixonada por ler e escrever.

 

“A criação do site ponto.doDIREITO objetiva auxiliar os acadêmicos e eternos estudantes do Direito na prazerosa tarefa de desbravar cotidianamente o mundo jurídico. Sejam todos sempre muito bem-vindos e bons estudos!”

plugins premium WordPress